Pizza de Calabresa com Brócolis

Pizza de Calabresa com Brócolis

Blogueira de primeira viagem como eu, opta sempre pelo que é familiar a todos no momento de apresentar algo a alguém… por isso, para a estréia do nosso blog posto aqui uma receita que é a paixão nacional e me é familiar em todos os sábados, a famosa PIZZA!!

Friozinho chegando, vinho na taça e uma receitinha super fácil de pizza pra fazer em casa, sim, você vai fazer a massa, e vai adorar… esqueça as massas prontas, esqueça a vontade de ligar pro disk-pizza, você não vai se arrepender!

Pizza de Calabresa com Brócolis

Existem muitas receitas de massas para pizza, e praticamente todas levam os mesmos ingredientes, então deixa baixar o santo do queridíssimo Jamie Oliver e mãos à massa!!

Massa base para pizza: (2 a 3 pizzas)

– 1kg de farinha de trigo

– 30 g de fermento biológico

– 300 ml de água morna

– 1 colher de chá de sal

– 1 colher de sopa de açúcar

– 1 colher de sopa de azeite de oliva

Comece juntando o fermento biológico, o açúcar e a água morna em um recipiente redondo, mais fácil para amassar depois. Misture bem esses ingredientes até não ter nenhum pedacinho de fermento não diluído. Ai você me pergunta: Mas não é muito fermento??  não, não é. Sempre usei essa quantidade até para duas pizzas e tudo que consegui foi uma massa leve, tão leve, que o único problema  que encontrei foi a possibilidade de comer bemmm mais que  a sua dieta indicaria, hehe.

No mesmo recipiente junte 300 g  da farinha, o azeite e o sal, misture bem e vá acrescentando a farinha aos poucos, até a massa desprender das mãos. Retire a massa da tigela e comece a amassá-la “gentilmente” em cima do balcão até ficar homogênea. Não precisa sovar meia hora, não é pão, quanto menos amassar e o fizer isso mais delicadamente possível, sua massa vai ficar mais leve, macia por dentro e crocante por fora, pode confiar! Deixe descansar por 1 hora.

Enquanto aguarda a massa crescer, vamos preparar a cobertura:

– 1/2 calabresa defumada ralada ou cortada em tirinhas fininhas

– 2 xícaras de flores e talinhos de brócolis

– azeite de oliva

– sal e pimenta do reino

Dica da Pati: se você gosta de uma panela tudo bem, adoro também, mas se o microondas está aí para agilizar  a vida na cozinha porque não né? Então pegue a calabresa picadinha ou ralada coloque num prato de vidro com guardanapo embaixo da calabresa, deixe 1 minuto e meio em potência alta e pronto!! Crocante por fora,  macia por dentro! reserve a calabresa. Você pode fazer a mesma coisa com o brócolis, mas esse eu prefiro fazer na frigideira mesmo.

Em uma frigideira coloque 2 fios de azeite de oliva e jogue as flores de brócolis e os talos picados, sal e a pimenta do reino à gosto. Dê uma leve refogada e pronto! simples hein…

Nesse momento sua massa já cresceu, está redondinha e branquinha… amasse ela novamente para dividir em 2 ou 3 partes, depende a quantidade de pizzas que você vai querer, ou a grossura da massa, fina, grossinha, isso vai do seu gosto. Abra a massa com o rolo até formar discos homogêneos e coloque em formas de pizza untadas com azeite, ou, se você tiver em casa, asse em pedra refratária, diretamente no forno, nas duas opções a massa fica uma delícia, nessa receita optei por fazer na forma de alumínio mesmo, porém, muitas faço em pedra para pizza refratária.

Quer usar molho pronto ou molho caseiro? a escolha é sua, com os dois fica muito saboroso, mas se optar pelo caseiro, garanto que o resultado será melhor ainda! Segue a minha receitinha básica de molho de tomates.

Molho de tomates

– 2 dentes de alho finamente picados

– 1 cebola roxa grande picada

– 4 tomates maduros, sem pele e sem sementes picados

– 1 colher de extrato de tomate

– sal e pimenta do reino

– cominho, louro, orégano e manjericão à gosto

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Refogue primeiramente a cebola, depois o alho e a seguir coloque os tomates. Tempere com sal e pimenta do reino, cominho, uma folha de louro, orégano e manjericão. Deixe o tomate refogar até virar uma papinha, coloque o extrato de tomate e uns 100 ml de água quente, deixe cozinhar por uns 30 minutos em fogo baixo, fique de olho e vá acrescentando água aos pouquinhos se achar necessário, e pronto.

Espalhe o molho sobre a massa, disponha fatias generosas de queijo, cubra com a calabresa e o brócolis refogado, polvilhe com orégano e leve assar, em forno pré-aquecido a 180 graus. O tempo para assar a pizza geralmente não passa de 10 minutos, mas fique de olho e deixe mais uns 5 minutinhos se prefere a sua  mais crocante e  mais dourada.

Depois de todo esse trabalhinho, rsrrsr, que vale muito a pena, nada melhor que sentar e devorar essa delícia acompanhada de uma bela taça de vinho a muito rock’n’roll,  e viva AC/DC, banda escolhida para acompanhar a receita de hoje.

Anúncios

5 Respostas para “Pizza de Calabresa com Brócolis

  1. Pingback: Pizza de Lombo com Abacaxi | cozinhaerocknroll·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s