Risoto de Palmito

  rispalmitoinst3

Eu sou louca por Risoto!! admito, eu adoro mesmo. Prato fácil de fazer, com várias e várias combinações, quentinho, gostosinho e rapidinho.

Estes dias fuçando a geladeira (como sempre!!) vi que havia um vidro de palmitos aberto, e não tinha pensado em nenhum destino pra eles, além de tê-los usados na pizza no final de semana anterior. O almoço do dia seria peixe assado, e porque não peixe assado com um risotinho de palmito??? não pensei duas vezes, já que havia meio pacote de arroz arbóreo sobrando, manteiga, vinho… tudo encaminhado pelo destino para a preparação de um risoto qualquer. É muito fácil,e pra quem gosta de palmito, não vai se arrepender de fazer essa receitinha.

Base para Risoto

– 2 xícaras de arroz arbóreo

– 2 colheres de sopa de manteiga

– 1 cebola picadinha

– 2 dentes de alho picadinhos

– 1 taça de vinho branco seco

– sal à gosto

– 1 litro de caldo

– Queijo parmesão ralado grosso

– 1/2 vidro de palmito picado tipo pupunha

Preparando o caldo para Risoto

– 1 litro de água

– 1 talo de alho poró

–  1/2 cenoura

– 1 cebola

– salsinha, cebolinha

– 1 caldo de legumes

Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe cozinhar por pelo menos meia hora. Reserve.

Para fazer Risotos para poucas pessoas utilizo sempre minha panela de barro comprada em Morretes-PR, cidade linda de grande apelo histórico-cultural. Além do sabor ficar mais apurado, ela mantém a comida quente por mais tempo, mas se não tiver cuidado, poderá queimar a comida pois ela continua cozinhando, mesmo que lentamente. Se você não tiver uma panela de barro utilize a que tiver em casa, contato que tenha o fundo mais grosso, mais espesso, para não correr o risco de grudar.

rispalmitoinst

Refogue a cebola e o alho na manteiga, quando a cebola estiver transparente coloque o arroz arbóreo (se não tiver arroz arbóreo use pelo menos o arroz agulhinha, nunca o parboilizado, que mantém o grão duro e atribui um sabor forte aos pratos em quais é utilizado).

Após refogar o arroz, acrescente o palmito e coloque o vinho branco, mexa até evaporar o vinho, e aos poucos vá acrescentando o caldo que estava reservado. O caldo deve ser adicionado em conchas. Vá mexendo e adicionando mais caldo conforme vai secando. Prove o arroz para saber se já chegou no ponto certo.

Uma dica ótima para o ponto certo do risoto vem do blog  Eugourmet, de um comentário do chef italiano Salvatore Loi, chef do Restaurante Fasano:  “a melhor dica é morder um grão de arroz pouco cozido, você verá um pontinho esbranquiçado, bem no centro – o ponto correto não é esse. Você precisa ir provando de tempo em tempo até perceber que o pontinho branco é mínimo ou que não há mais pontinhos brancos no meio, dependo do seu gosto. O melhor ponto é aquele que você gosta.” Aqui você pode seguir esse blog também: http://eugourmet.wordpress.com

Quando você achar que o risoto está no ponto, prove o sal, acrescente uma concha do caldo, o parmesão ralado e uma colher de manteiga. Misture tudo até ficar cremoso e sirva em seguida. Fácil, rápido e delicioso!!

E nada mais gostoso do que seu prato preferido ser acompanhado ainda com uma de suas músicas preferidas não é? Banda de Hoje: 12 Stones!!

12 Stones – Lie to Me

Anúncios

2 Respostas para “Risoto de Palmito

  1. Pingback: Risoto de Pinhão…eu sou do Sul!! | cozinhaerocknroll·

  2. Pingback: Risoto de Lombinho e Queijo Gorgonzola | Cozinha e Rock'n roll·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s