Risoto de Pinhão…eu sou do Sul!!

risotopinhaoinst

Pinhão… no Brasil usamos esse termo para designar as sementes da Araucária Angustifolia, também conhecida como Pinheiro do Paraná. Por seu sabor característico, o pinhão, é muito saboreado nas regiões Sul e Sudeste, onde há ainda áreas remanescentes de araucárias, que se não preservadas, podem entrar em processo de extinção em alguns anos, por este motivo, a coleta dessas sementes só é permitida em uma época do ano.

Pronto, já fiz minha parte de eco-chata, rsrs, agora só consigo pensar no friozinho gostoso no Paraná, onde já da até pra sentir o gostinho do pinhão assando na chapa do fogão à lenha, cozido, salteado, em diversas formas… e por que não no Risoto também??

Essa risotinho é muito simples, e ao mesmo tempo muito saboroso, até vale a pena cortar os dedos descascando os pinhões, hehe, que é a parte mais trabalhosa, mas quando estiver pronto você nem vai mais lembrar disso, só vai pensar em repetir, repetir…

Risoto de Pinhão

– 500 gramas de pinhões cozidos e descascados

– 4 xicaras de arroz agulhinha (se não tiver o arbóreo)

– 1 linguiças calabresas picadas

– 1 taça de vinho branco

– caldo para risoto (já postado aqui)

– 1 cebola grande picada

– 2 dentes de alho picados

– 2 colheres de sopa de manteiga

– sal e pimenta do reino

– cheiro verde à gosto

– Queijo parmesão ralado

Em uma panela, usei de ferro, refogue a calabresa picada fininha em um fio de óleo, reserve.

Na mesma panema refogue a cebola e o alho na manteiga, adicione o arroz, misture bem  e adicione o vinho. Após o vinho ser todo absorvido, adicione o pinhão e refogue com o arroz, e adicione a calabresa.  Vá adicionando o caldo aos poucos, até obter o ponto do risoto (como mostrado aqui). Adicione o sal e pimenta à gosto. Quando estiver pronto, adicione mais uma concha do caldo, 1 colher de manteiga, o queijo parmesão e o cheiro verde, e pronto! Fácil e muito gostoso!!

Para acompanhar o risoto fiz uma saladinha de almeirão roxo com pera grelhada, forte e saborosa, anota ai:

Salada de Pera com Almeirão Roxo

almeiraoroxoeperainst

– 2 maços de almeirão roxo

– 1 pera cortada em fatias

– vinagre balsâmico

– sal

– azeite de oliva

Refogue rapidamente as folhas do almeirão em uma frigideira com um fio de azeite. Reserve. Separadamente, grelhe as peras até ficarem marcadas, crocantes por fora, macias por dentro, usei um grill, mas você pode utilizar uma chapa ou frigideira no fogão. Junte a pera grelhada e o almeirão refogado, tempere com sal e vinagre balsâmico. Para quem gosta de saladas com sabores bem acentuados e característicos, essa fica uma delícia!

E é claro que eu não poderia esquecer do tão esperado clipe. Hoje, para combinar com essa receita de sabor forte e acentuado, nada melhor que Metallica para acompanhar! Nothig Else Matters, terceiro single do Black Álbum da banda de 1991. Uma canção épica, e jamais esquecida pelos fãs do Metallica.

Nothing Else Matters – Metallica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s